segunda-feira, 16 de julho de 2012

 
A Noiva Estava de Preto
de François Truffaut, La Mariée Etait en Noir, França/Itália, 1968, 108min

Filme visto dia: 15/07/2012

Minha Cotação:

Comentário: (Não leia caso não tenha visto o filme ainda) Homenagem de Truffaut ao mestre do suspense Alfred Hitchcock (1899-1980), este clássico do cinema francês tem no seu elenco a famosa atriz Jeanne Moreau (1928) no papel principal interpretando a tal noiva do título. Moreau (que já havia trabalhado com Truffaut no famoso Jules e Jim em 1962) já não conseguia disfarçar tanto mesmo com a maquiagem e o figurino caprichado as marcas da idade, os quarenta anos já começavam a pesar em seu rosto. Mesmo assim, ela é a musa do filme no qual François Truffaut esforça-se para deixá-la sempre bela através de ângulos diversos e usando um dos personagens do filme como ponte para realçar sua beleza, refiro-me aqui ao personagem Fergus, um famoso pintor interpretado por Charles Denner que acaba atraído pela beleza da atriz e faz ela posar como Diana, também conhecida como Ártemis da Mitologia Grega, fazendo assim uma simbólica comparação da personagem de Moreau que no filme está à caça dos assassinos que mataram seu namorado no dia em que ela se casara bem na porta da igreja com a personagem da mitologia que é tida como a deusa da lua e da caça. A trama é baseada no romance escrito pelo norte-americano Cornell Woolrich (1903-1968), que usou o pseudônimo de William Irish para assinar a obra, ele que é o autor do conto que inspirou Hitchcock no famoso Janela Indiscreta. Com um orçamento estimado em 747 mil dólares A Noiva Estava de Preto teve uma arrecadação de cerca de 2 milhões de dólares reunindo a bilheteria francesa com a estrangeira. As filmagens ocorreram entre maio e novembro de 1967.

Algumas Curiosidades
Após separar-se de Madeleine Morgenstern, filha de um dos principais distribuidores cinematográficos parisienses, Truffaut reata seu antigo romance com Jeanne Moreau, que também acabara de terminar um relacionamento com o estilista Pierre Cardin (1922) e a transforma novamente em sua musa no filme A Noiva Estava de Preto.


Alguns Artistas Citados durante o Filme
http://fr.wikipedia.org/wiki/Charles_Matton
http://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Klossowski
http://en.wikipedia.org/wiki/Alexander_Calder  [Em uma cena com o personagem Fergus, Jeanne Moreau usa um bracelete que segundo Fergus fora desenhado pelo famoso escultor americano Alexander Calder.

Mitologia
http://en.wikipedia.org/wiki/Diana_(mythology)


_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário