sábado, 18 de maio de 2013

VELOZES & FURIOSOS - 01 a 05

THE FAST & THE FURIOUS 
MOVIE PACK


Filmes a serem vistos entre os dias 20 e 24 de maio de 2013.

Por Wendell Borges

Comentário geral: Com a estréia de Velozes e Furiosos 06 e com a alta cotação que o sexto longa da franquia recebeu no Rottentomatoes resolvi encarar ao longo desta semana os cinco primeiros filmes da série, sendo que só havia visto há muitos anos atrás o primeiro da franquia lançado em 2001 e de lá pra cá não havia conferido mais nenhum. Além deles resolvi colocar no pacote o filme The Fast and the Furious de 1954 que teve produção de Roger Corman e direção de John Ireland e Edward Sampson mesmo consciente de que ele não tem nada a ver com a série a não ser a semelhança do título. Então, vamos à maratona e no próximo domingo dia 25 de maio vou tecer aqui alguns rápidos comentários sobre cada um deles.



The Fast and The Furious
de John Ireland e Edward Sampson, 1955, 73 min

Filme visto dia 20/05/2013

Cotação: 

Comentário: Baseado em história de Roger Corman com roteiro de Jean Howell e Jerome Odlum este filme B lançado em 1955 é um passatempo divertido e funciona bem apesar da trama bem esdrúxula e clichê. A força do filme acredito eu esteja na força desengonçada da química entre o canadense John Ireland, que é também o diretor do filme e interpreta o personagem principal Frank Webster e a jovem loira Connie que ele rapta ao fugir da prisão, interpretada por Dorothy Malone. As cenas de corrida são bem toscas, mas o filme consegue segurar a atenção do espectador pela dupla principal de atores.


----------------------------------------------------------------------------------------------


Velozes e Furiosos
de Rob Cohen, EUA, The Fast and the Furious, 2001, 

Minha Cotação: 

Comentário:  Revi hoje no canal TNT em alta definição o longa que deu origem a uma lucrativa série produzida pela Universal Pictures. A boa química entre os atores Vin Diesel e Paul Walker embalam uma trama cheia de carros turbinados e um show de modelos desfilando em roupas minúsculas. A série atualmente já chega ao sexto longa e as boas bilheterias continuam fazendo a alegria dos produtores. A trama gira em torno do envolvimento afetivo do policial Brian (Paul Walker) com a irmã de um chefe de gangue chamad  Toretto (Vin Diesel), um apaixonado por carros turbinados que é suspeito de realizar roubos de cargas em caminhões.




---------------------------------------------------------------------------
+Velozes + Furiosos
de John Singleton, 2 Fast 2 Furious, EUA, 107 min, 2003

Filme visto dia 21/05/2013

Minha cotação:

Comentário: A ideia aqui é a seguinte, quando não se pode ou não se tem um roteiro suficiente para criar uma obra de arte, então façamos um trash de alta qualidade. Então tome carros turbinados, mulheres belíssimas também turbinadas desfilando em roupas minúsculas e uma dupla carismática de atores amantes da vida louca. Quem gosta de ação descerebrada e poderosas máquinas a mais de 120km/h com certeza irá curtir. Paul Walker novamente interpreta o ex-agente Brian O'Connor que agora recebe uma missão da polícia para prender um traficante poderoso e a ele se junta o personagem Roman Pearce, interpretado por Tyrese Gibson. No elenco feminino principal a beldade Eva Mendes interpreta uma policial infiltrada na mansão e que é a atual amante do traficante a quem Brian deve ajudar a prender. O ator Vin Diesel resolveu ficar de fora desta vez pois não achou que o roteiro permitisse seu retorno após o final do primeiro longa, ele que só retornaria na franquia em 2009 no quarto longa da série. A direção ficou a cargo do famoso John Singleton, o único diretor negro a ter um filme indicado ao Oscar, fato que ocorreu em 1991 com seu longa Os Donos da Rua.



---------------------------------------------------------------------------
Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio
de Justin Lin, Fast and Furious 3: Tokyo Drift, EUA, 2006, 104 min


Comentário de Velozes e Furiosos 3 : Roteiro bobinho e acéfalo, mas o filme consegue ter seu charme e as cenas de corrida são bem realizadas e vertiginosas. A franquia neste terceiro filme abandona os personagens anteriores e segue para Tóquio focando a trama no jovem americano Sean Boswell (Lucas Black) que chega até a vertiginosa capital japonesa para morar com seu pai, um  veterano da marinha americana que lá reside e acaba entrando no mundo das corridas sendo apresentado à técnica de direção de carros e motos conhecida como Drifting. O conflito aqui é que o sujeito acaba se apaixonando pela bela Neela (Nathalie Kelley), a namorada de Takashi, sobrinho de um mafioso da Yakuza.


---------------------------------------------------------------------------

Velozes e Furiosos 4
de Justin Lin, Fast & Furious, EUA, 107 min

Filme visto dia 24/05/2013  [No canal TNT HD]

Minha cotação: 

Comentário:  Quarto longa de Velozes e Furiosos traz novamente a dupla Paul Walker e Vin Diesel e é tida realmente como a verdadeira continuação do primeiro da franquia lançado em 2001. Apesar de divertido e cheio de cenas de ação anabolizadas o filme perde pelo roteiro extremamente fraco e vilões rasos, além do que a dulpa Walker e Diesel parecem extremamente entediados com a produção. Para tentar colocar algum apelo dramático os roteiristas matam a personagem Letty, interpretada por Michele Rodriguez, ela que fez a namorada de Toretto no primeiro longa, fato este que obriga Toretto a retornar aos Estados Unidos (ele havia fugido para o México) em busca de vingar o assassinato de sua amada.



---------------------------------------------------------------------------
Velozes e Furiosos 5: Operação Rio
de Justin Lin, Fast Five, EUA, 2011,130 min

Comentário de Velozes e Furiosos 5: [ Breve...]








__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário