sábado, 15 de junho de 2013

Gretchen - Filme Estrada
de Eliane Brum e Paschoal Samora, Brasil, 2008, 90 min

Filme visto dia: 15/06/2013  [CANAL BRASIL]

Minha Cotação: 

Comentário: É triste constatar a cada ano, a cada eleição, a cada olhar um pouco mais aprofundado, o mar de sujeira no qual este nosso Brasil está fincado. As práticas circenses de nossa política revestem com seu verniz um circo de horrores grotesco. 

A figura de Maria Odete (1959) neste documentário, mais conhecida popularmente como Gretchen: A Rainha do Rebolado, representa o pão, por vezes o circo, e ao mesmo tempo enquanto deixa-se filmar, Gretchen escancara sua vida, suas dívidas, seu orgulho, enfim, escancara tudo aquilo que pode, desde que a conversa seja particular o suficiente para deixar-se mostrar para as câmeras de Eliane Brum e Paschoal Samora, diretores que assinam este belo documentário, por vezes sujo, por vezes cômico, mas com força suficiente para mostrar a complexidade por trás dos mistérios e conspirações que rondam a política tupiniquim. 

Gretchen candidatou-se à prefeitura da bela Ilha de Itamaracá no Pernambuco em 2007 pelo PPS (Partido Popular Socialista), obtendo apenas 2,8% dos votos após sofrida campanha política. No Brasil infelizmente a prática da compra de votos é uma triste realidade, onde políticos corruptos se elegem para continuar construindo através da ignorância das pessoas, suas fortunas pessoais. Não se pode saber até que ponto a Gretchen prefeita realmente ajudaria os habitantes da Ilha, mas o que fica claro neste documentário é que a as campanhas políticas no Brasil são realizadas na base da picaretagem, da compra deslavada de votos e com quadrilhas armadas e muito bem estruturadas para chegar ao poder e ampliar suas negociatas de corrupção usurpando o mínimo que seria para o benefício do povo.






____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário