domingo, 14 de julho de 2013

O Lutador de Um Braço Só


O Lutador de Um Braço Só
de Yu Wang, Du Bei Chuan Wang, Hong Kong, 1971

Filme visto dia: 14/07/2013

Minha cotação: 

Observação: Fiz um resumo da trama para relembrar de alguns momentos do clássico, então, caso não tenha visto o filme ainda não leia o comentário.

Comentário: Clássico filme de artes marciais com o ator e diretor Yu Wang (1944) em plena forma aos 27 anos interpretando o melhor lutador da escola de Kung Fu "Te Ching". 

A trama começa em um restaurante onde um sujeito chamado Ma e outros membros de uma gangue conhecida como a "Gangue do Gancho", composta por alunos da escola de artes marciais do Mestre Chao, começam a espancar um homem que trazia consigo uma gaiola com um pássaro. Yu Tien Lung e alguns amigos de escola protegem o homem e no lado de fora do estabelecimento onde estavam marcam uma luta com a "Gangue do Gancho" e após surrá-los, os colocam para correr. 

Chegando em sua academia, Ma tece algumas mentiras dizendo que Yu Tien Lung os humilhou e dissera que Chao era um fraco, sentindo-se então humilhado, Chao vai até a escola de Yu Tien e desafia Hang Tui, o mestre da escola "Te Ching" para um duelo, mas eis que Hang Tui dá uma surra em Chao que humilhado vai embora e promete vingança. Chao, que na verdade é um traficante de ópio e mantém prostíbulos contrata alguns mercenários para acabarem com Hang Tui e Yu Tien. Daí em diante começa o show de lutas, muitas delas fantasiosas e com aquele exagero dos filmes clássicos de Kung Fu. Uma das cenas mais toscas é o momento em que o Mestre de Karatê Okinawan com um golpe só arranca fora o braço de Yu Tien, que ferido é retirado da academia. Os mercenários de Chao matam todos os membros da escola Te Ching, e só quem consegue escapar é Yu Tien, que é salvo na estrada por um médico e sua filha. Yu treina uma técnica especial ensinada pelo médico que com umas ervas secretas transforma seu único braço restante em uma arma viva praticamente com poderes que fariam inveja ao mutante Wolverine. É com estas lutas por vezes esdrúxulas, mas bem coreografadas que o filme ganha momentos de um humor involuntário e acaba se tornando um passatempo agradável e divertido para os apreciadores do atletismo marcial.

O Herói Yu Tien, interpretado pelo ator e diretor Yu Wang.

----------------------------------------
Os Vilões Mercenários


O Mestre do Karatê Okinawan. Ele é o super vilão que com um golpe arranca fora o braço de Yu Tien.




Estes dois acima são os discípulos de Okinawan, os pupilos Tien Ching e Cang Ku Chuan Pan.
 --------------------------------------------------------


Acima, os dois monges tibetanos Cho Lung e Cho Fu, ambos conhecedores de técnicas secretas. O mais fodão dos dois é o barbicha acima, o Cho Lung, que tem uma certa rivalidade com Okinawan por causa das tiradas sarcásticas dele.
--------------------------------------------

Os irmãos do Boxe Tailandês Pé de Bronze e Pé de Ferro

Sr. Chin, O Mestre do Taekwondo 

Sr. Kao, O Mestre do Judô



_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário