sábado, 20 de julho de 2013

Shark: Rosso nell'oceano / Monster Shark

Shark: Rosso nell'oceano / Tubarão Monstro,1984
Direção: Lamberto Bava

Minha nota: 4,0

O diretor italiano Lamberto Bava (1944), filho do grande cineasta Mário Bava, é mais conhecido por uma série de produções de baixo orçamento realizadas desde o início da década de 70 tendo como filme mais cultuado até então o longa  de horror Demons - Filhos das Trevas, lançado um ano após este Tubarão Monstro. A trama deste longa é mais uma daquelas tentativas de imitar o famoso Tubarão de Steven Spielberg lançado em 1975 e cujo estrondoso sucesso alavancou com ele dezenas de produções em todas as partes do mundo tentando pegar uma carona na ideia de um tubarão assassino gigantesco. Na trama temos como protagonista o cientista Peter, que se une à treinadora de golfinhos Stella e posteriormente ao Xerife Gordon para juntos tentarem deter a monstruosa criatura metade polvo e metade tubarão que vem fazendo diversas vítimas nas praias da Flórida. Cheio de defeitos, atuações pífias, montagem desengonçada e péssimos efeitos especiais o longa é logicamente indicado apenas aos apreciadores de produções trash. O filme tem vários títulos por se tratar de uma co-produção Itália/França rodada nos Estados Unidos, é possível encontrá-lo com os títulos Dead Fish, Monster Shark e Le Monstre de L'ocean Ruge. Vale ressaltar como curiosidade que em 2010 fizeram uma refilmagem com o título Sharktopus.

Obs: [Spoiler] Os pesquisadores achavam a princípio que a criatura era pré-histórica, mas no final descobrem tratar-se de uma arma biológica criada pelo insano Dr. Davis que morre baleado pelo Xerife Gordon. 

Curiosidades: O policial de nome Cortez, um megabombado que aparece em muitos momentos do filme ao lado do Xerife Gordon não aparece nos créditos do filme e até onde sei não existe nenhuma menção a este ator em nenhum site da web; Um dos roteiristas do filme Luigi Cozzi sempre introduz uma personagem com o nome de Stella em seus roteiros.



Shark: Rosso nell'oceano (1984) on IMDb
Link para a ficha técnica no IMDB



______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário