domingo, 18 de agosto de 2013

Operação Dragão Gordo


Operação Dragão Gordo / Fei Lung gwoh gong, 1978
Direção: Sammo Hung Kam-Bo

Minha nota: 7,0

   Esse era um daqueles filmes que não paravam nas locadoras na época do VHS, lembro que tentei alugá-lo várias vezes na minha juventude na década de 80 aqui em Juazeiro e só consegui depois de muita insistência. O mais frustrante foi notar que a fita de tanto alugarem já estava completamente deteriorada com muitos trechos cortados.

   O tempo passou e somente hoje décadas depois resolvi ver o filme do famoso Sammo Hung Kam-bo, o gordinho lutador mais ágil de Hong Kong. Hoje aos 61 anos continua filmando e já conta com uma filmografia de mais de 160 títulos. Na época de Operação Dragão Gordo (1978), título nacional que satirizava  o famoso filme de Bruce Lee, Operação Dragão (1973), Sammo estava no auge da forma aos 26 anos e apesar de gordinho tinha uma agilidade impressionante. Devido ao sucesso dos filmes de Bruce Lee no cinema uma série de atores e filmes imitando o estilo de Lee surgiram, o que curiosamente acabou criando um subgênero chamado Bruceploitation.

   A trama deste Operação Dragão Gordo, dirigido pelo próprio Sammo, apesar do título, é uma cômica homenagem ao filme "O Vôo do Dragão" no qual Bruce Lee vinha de Hong Kong até Roma para ajudar uma amiga e sua família protegendo-os do ataque de alguns mafiosos que queriam arruinar seu restaurante. Sammo interpretando o jovem fã de Bruce Lee chamado Lung, viaja até Hong Kong para ajudar o tio no seu negócio e acaba arrumando muitas confusões. O filme sofre com o ritmo e é compensado nas cenas de luta enfatizadas pela simpatia e energia de Sammo e a maior gafe talvez tenha sido usar um asiático interpretando um negro norte-americano com o cabelo afro e a maquiagem.



Fei Lung gwoh gong (1978) on IMDb
Nota dos usuários do IMDB e Link para a ficha técnica.



_____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário