quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Azul é A Cor Mais Quente / HQ




Por Wendell Borges

Acabei de conferir a HQ de Julie Maroh que inspirou a obra homônima "Azul é a cor mais quente", filme dirigido por Abdellatif Kechiche, o vencedor da Palma de Ouro em Cannes de 2013. O roteiro e as ilustrações são da própria Julie Maroh. Esta artista francesa formada em artes visuais ganhou fama após o sucesso estrondoso de sua graphic novel "Le bleu est une couleur chaude", cujo título em português ficou "O Azul é A Cor Mais Quente". Após a adaptação da obra para o cinema realizada pelo diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche com roteiro do próprio Abdellatif, juntamente com Gallia Lacroix e da própria autora da obra, Julie Maroh, o filme acabou se tornando o grande vencedor do Festival de Cannes em 2013 sendo agraciado com a Palma de Ouro.

A Graphic Novel

Por Wendell Borges

   As ilustrações tem um tom quase infantil com traços simples que mantém um ar de ingenuidade e lirismo. A trama é cheia de romantismo e narra a descoberta amorosa da jovem  Clémentine de apenas 15 anos e seus conflitos com os pais. A narração é feita através das anotações feitas em seu diário. Sua vida se transforma quando ela conhece uma misteriosa garota de cabelos azuis chamada Emma por quem se apaixona perdidamente. A narrativa é envolvente, não consegui parar de ler após iniciá-la e o lirismo e a extrema simplicidade e sensibilidade do roteiro é para mim o grande trunfo desta HQ.

   A francesa Julie Maroh, autora da obra começou a escrevê-la aos 19 anos, lançado-a cinco anos depois em 2010. Espero conferir o filme em breve para estabelecer as comparações semióticas entre as duas linguagens artísticas. A obra foi lançada no Brasil pela editora Martins Fontes, por meio do selo Martins com o seguinte formato 17,5 x 25,5 cm, 160 páginas, com o preço modesto de R$ 39,90.



Entrevista com Julie Maroh em francês




O lançamento do Blu-Ray está previsto para Fevereiro de 2014.





____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário