sábado, 4 de janeiro de 2014

BODY MODIFICATION NOS FILMES DE HORROR



A estranha arte de modificar o corpo
Cinema de Horror
Body Modification Horror


Por Wendell Borges


   É incrível a quantidade de sites nos quais diversas pessoas mundo afora exibem as mais inacreditáveis alterações feitas em seus corpos através de tatuagens, piercings, agulhas, escarificações e implantes subcutâneos, além de diversas plásticas, muitas delas deformando completamente os corpos. Esta arte estranha tem sido muito utilizada nos filmes de horror devido ao impacto visual que causam em quem as observa. 
   Quem já viu por exemplo o filme Encarnação do Demônio (2008), a conclusão da trilogia do Zé do Caixão, deve ter visto um grupo de artistas performáticos em cenas incríveis de perfuração e mutilação do corpo. O artista performático Freak Garcia declarou que chegou a ficar cerca de 3 horas pendurado por ganchos enfiados na pele de suas costas para gravar uma determinada cena do longa. Esta técnica da suspensão por ganchos teve origem há milhares de anos, em rituais religiosos no Sul da Índia. Os nativos da província de Tamil Nadu eram amarrados em troncos de árvores suspensos por artefatos de bambu espetados ao corpo. Isto lhes dava a sensação de dor extrema e os fazia acreditar que as divindades poderiam assim se aproximar deles.
   Os índios americanos também foram pioneiros na arte. Desde o início do século XX, quando começaram a ser fotografados por jornalistas locais, que eles vem influenciando os adeptos da Body Modification.
    Hoje em dia um dos mais famosos divulgadores desta arte é o norte-americano Fakir Musafar (1930), nome artístico usado por ele em homenagem a um místico persa do século XII. Fakir já foi retratado em três documentários: Dances Sacred and Profane (1985), Modify (2005) e no mais recente Body of God (2013). Abaixo seguem alguns links para quem desejar conhecer mais a respeito deste tema instigante, mas com um número ainda pequeno de adeptos, em grande parte devido a preconceitos religiosos e moralistas.

Licença Creative Commons
Body Modification no Cinema de Horror de Wendell S. Borges está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional

-----------------------------
  • Veja algumas performances de Fakir Musafar neste vídeo incrível disponível no Youtube.

Links para visitar

OUTROS FILMES SUGERIDOS



American Mary (2012)
Direção:  
-------------------------------------------------------------------

Mórbido Silêncio (1998)
Direção: John Pieplow

--------------------------------------------------------------------------------------

Obs: Se você conhece outros filmes e documentários nos quais sejam utilizadas cenas de body modification deixe um comentário logo abaixo da postagem.

SELEÇÃO DE FOTOS

Tatuagens pelo corpo

Exemplo de Escarificação


_________________________________

2 comentários:

  1. eu sou Wildson santos sou body piercing vc ta esquecendo um dos mas massa o filme sobre a body art (Mórbido Silencio) Dor e morte em uma trama que vai mexer com seus nervos, ou com o que restar deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica Wildson, já estou garimpando atrás deste filme e em breve irei conferir para atualizar o video e o texto.

      Excluir