quarta-feira, 24 de setembro de 2014

AS AVENTURAS DO DISPOSITIVO (1979-2004)



Por Wendell Borges


Algumas reflexões sobre o texto adicional incluído na 3ª edição do livro O Discurso Cinematográfico: A Opacidade e a Transparência de Ismail Xavier.

  • O autor abre o texto colocando a questão das novas perspectivas de discussão abertas sobre o Dispositivo, após Jean Louis Baudry lançar o texto Cinema: Efeitos Ideológicos produzidos pelo Aparelho de Base, texto original publicado na revista Cinéthique 7/8 em 1970, disponível em língua portuguesa no livro A Experiência do Cinema editado pelo Ismail Xavier com tradução de Vinícius Dantas. Este texto é uma combinação dos estudos de Althusser sobre os chamados aparelhos ideológicos de base com a teoria do espelho de Jacques Lacan e o papel desta teoria na formação da identidade do indivíduo.
  • Na sequência Ismail coloca a sistematização feita por Christian Metz e suas reflexões sobre o papel do Dispositivo, relação psíquica com o aparato técnico do cinema e escreve um pouco sobre a teoria da semio-pragmática de Roger Odin e Francesco Casetti. (Ver também o capítulo 33 de Introdução à Teoria do Cinema de Robert Stam, em especial as páginas 280/281)




Nenhum comentário:

Postar um comentário