domingo, 12 de outubro de 2014

Enraivecida na Fúria do Sexo / Cão Branco / Herança Nuclear


Por Wendell Borges

Filmes vistos hoje - 12/10/2014

Enraivecida na Fúria do Sexo, Canadá, 1977
Cão Branco, EUA, 1982
Herança Nuclear, EUA, 1977

   Domingo especial, vi três filmes, comecei com Enraivecida na Fúria do Sexo de David Cronenberg (Rabid, Canadá, 1977), o título é bastante chamativo e criativo, mas parece ter sido criado para atrair público de pornochanchada, não sei quem foi o responsável pela criação do título nacional, a tradução literal seria somente Raivosos, ou quem sabe até mesmo Raiva ou Fúria, mas enfim, o filme trouxe no elenco a Marilyn Chambers, a ex-atriz pornô que atuou no filme Atrás da Porta Verde (1972), um daqueles pornôs famosos que ganhou atenção da crítica um pouco depois do sucesso de Garganta Profunda (1972). No longa o Diretor David Cronenberg, continua sua exploração da degeneração mental e corporal do ser humano, explorando a trama com personagens que tentam manter a sanidade em meio a uma epidemia de um vírus mortal que transforma as pessoas em monstros sedentos por carne e calor humano. 
   No segundo filme, Cão Branco de Samuel Fuller, acompanhei a luta de uma jovem e um treinador de animais, personagens vividos pelos atores Kristy McNichol e Paul Winfield (1939–2004), que tentam ajudar um cão pastor alemão a descondicionar-se da malévola criação que teve, na qual um racista o fez se tornar um cão que ataca pessoas negras. Fuller destila toda sua estética da ação, emoção e nervosismo transformando a tela num campo de batalhas emocionante.
   O terceiro filme foi uma curiosa tentativa da 20th Century Fox de lançar uma ficção que se tornasse outro cult nos moldes de Guerra nas Estrelas (1977), filme lançado no mesmo ano, alguns meses antes e que transformou George Lucas num milionário dono de uma das mais rentáveis e conhecidas franquias do cinema. O filme entretanto passou despercebido e não engrenou, mas é até divertido, tem bons efeitos e a trama é envolvente, apesar de um tanto arrastada e episódica.





______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário