quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Ouija - O Jogo dos Espíritos


[ Retorno antecipado - Não aguentei ficar muito tempo sem postar algo aqui no blogue. Na postagem passada coloquei uma nota de que o recesso do blogue duraria até dia 25 de dezembro, mas como as coisas começaram a melhorar e meu tempo livre aumentou, voltei o mais rápido possível a comentar os últimos filmes vistos. Começarei então pelo longa de horror Ouija - o Jogo dos Espíritos ]




Ouija - O Jogo dos Espíritos
Direção: Stiles White, Ouija, EUA, 2014

Comentário: Diante de tantas críticas negativas até achei um certo exagero a nota dada a este longa no site Rotten Tomatoes, atualmente com 65 críticas negativas e apenas 5 positivas, num total de 7% apenas de aprovação. Acompanhei as aflições de alguns espectadores próximos à minha poltrona no cinema, uma inclusive gritava baixinho para o namorado que não iria conseguir dormir à noite e pedia insistentemente para ir embora porque estava com muito medo. Apesar dos clichês e de algumas situações sem criatividade, acabei gostando de alguns momentos do longa de estréia do especialista em efeitos especiais, o norte-americano Stiles White. Ele é mais conhecido por seu trabalho como coordenador de produção dos efeitos especiais nos seguintes filmes: O Sexto Sentido (1999), Presságio (2009), o qual assina também como co-roteirista e ainda o badalado Entrevista com Vampiro (1994) que tinha no elenco astros como Tom Cruise e Brad Pitt. 

   A trama gira em torno de um grupo de jovens que acabam se envolvendo com um espírito maligno libertado por uma garota através de um tabuleiro de Ouija. Acredito que meu envolvimento emocional com o filme deva-se a um fato pessoal, pois quando jovem acabei participando da chamada "brincadeira do copo", assim como é conhecido o fenômeno do tabuleiro Ouija aqui no Brasil, no qual letras são espalhadas na mesa e um copo serve de condutor para apontar as frases ditas pelo suposto espírito, confesso que não tenho boas lembranças da sessão, e entendo quando especialistas no assunto dizem sempre que não é muito saudável brincar com este tipo de força, seja ela explicada pela ciência como alguma manifestação magnética ou realmente espiritual. Com distribuição da Universal Pictures o filme orçado em apenas U$ 5 milhões pode ser considerado um grande sucesso de bilheteria, pois já arrecadou mais de U$ 70 milhões somando a renda norte-americana com a mundial de acordo com o site Box Office Mojo.




______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário