sábado, 24 de janeiro de 2015

CALENDÁRIO 2015 - TEMAS E FILMOGRAFIAS

  • Organizando aqui os temas e diretores a serem explorados durante o ano de 2015. 

Janeiro

O mês foi dedicado à apresentação no SESC sobre a Estética do Medo e a História do cinema de horror desde os primórdios até os dias atuais. Vi e revi muitos filmes, aprendi muito durante o trabalho de pesquisa que foi realizado ao longo do ano de 2014. Neste ano que inicia pretendo dar continuidade aos estudos sobre a teoria do horror, a literatura gótica e os estudos sobre o "Medo como prazer estético", assim como as leituras sobre a esquizoanálise e as possibilidades de um estudo relacionando a filosofia de Deleuze com o horror. Após a apresentação vou dedicar os últimos dias do mês de Janeiro a ver algumas obras que não pude rever ao longo da apresentação e também alguns lançamentos do gênero mais contemporâneos.

----------------------------------------------------------------------------------------
Fevereiro


Em Fevereiro pretendo rever as adaptações dos contos de Edgar Allan Poe dirigidas por Roger Corman e ampliar os estudos sobre a obra de Poe, lendo os contos que ainda não li e pesquisando trabalhos sobre sua obra, principalmente aqueles que analisam justamente a relação semiótica das adaptações de suas obras literárias para a linguagem cinematográfica.

Seguirei essa lista de adaptações em ordem cronológica à medida que irei lendo os contos.

Obs: Algumas das obras que estão disponíveis no Youtube ou já são de domínio público, colocarei os respectivos links para quem se interessar em conferir.

----------------------------------------------------------------------------------------
Março


Alfred Hitchcock (1899-1980)

Em março pretendo continuar acompanhando a filmografia do grande mestre do suspense, Alfred Hitchcock. Vendo e revendo alguns de seus longas, o máximo que o tempo livre permitir. Continuarei com o curso indicado por Sérgio Rizzo durante sua palestra sobre a Obra de Ingmar Bergman no CCBNB, logo no início ele faz uma brincadeira sugerindo um curso autodidata de cinema estudando a obra Hitchcock/Truffaut juntamente com a experiência de ver os filmes nele relatados.

video




___________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário