segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Metzengerstein / 1832 / Edgar Allan Poe

Metzengersetein
Pestis eram vivus - moriens tua mors ero.
Vivendo era teu açoite - morto, serei tua morte.
Martinho Lutero


Publicado em 1832
Saturday Courier (Philadelphia, PA), vol. II, no. 42, January 14, 1832, p. 1, cols. 1-3

Dedicação total hoje ao projeto de literatura que irei religiosamente cumprir todas as segundas e quartas. Serão horas e horas de leitura das obras de Edgar Allan Poe (1809-1849) sempre nas segundas e H. P. Lovecraft nas quartas, e na medida que for lendo os contos e os poemas irei pesquisando sobre as obras que já possuem alguma adaptação para cinema, de ambos os escritores citados. 


A única referência direta no cinema que encontrei a respeito do primeiro conto publicado por Edgar Allan Poe em 1832, intitulado "Metzengerstein", foi o título de um dos curtas que fazem parte da obra "Histórias Extraordinárias", lançado em 1968, que reúne três adaptações de contos escritos pelo Poe e que foram dirigidas por três mestres do cinema: Federico Fellini, que dirige "Tobbi Dammit"; Louis Malle que dirige "William Wilson"; e Roger Vadim que dirige o conto lido hoje, "Metzengerstein". 

  • Links para quem desejar ler o conto em Inglês e em Português
  • HQ em língua inglesa que é uma adaptação do conto. São 07 páginas que foram publicadas na edição nº 16 da Chilling Tales. [LINK para leitura da HQ]




____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário